28 abril 2009

Yngwie Malmsteen

Sei que falta método ao modo como são apresentados os virtuosi das cordas aqui neste espaço. Mas isso se deve ao fato de que essas publicações estão me servindo, e também a muitos leitores, para expandir níveis de conhecimento na área musical, até então engessados. Nesta semana eu deveria, finalmente, apresentar o guitarrista Jason Becker, cujo drama pessoal me levou a criar este blog, mas, assistindo a seus vídeos, descobri um em que ele fazia cover de Yngwie Malmsteen. E isso me levou à questão: quem será essa fera de quem um gênio como Jason Becker se permite fazer um cover?

Malmsteen tinha sete anos quando viu na televisão uma notícia sobre a morte de Jimi Hendrix. Mas tarde ele colocaria em seu site oficial uma citação: "No dia em que Jimi Hendrix morreu, o guitarrista Malmsteen nasceu". Realmente não vou me alongar falando sobre a influência no seu repertório advinda de músicos clássicos como Niccolò Paganini, Bach, Vivaldi, Beethoven e outros; não vou falar de sua relação, por vezes conturbada, com músicos próximos; ou nem mesmo falar de alguns detalhes de sua vida fora dos palcos. Para isso eu os remeto para a página whiplash.net ou mesmo para a Wikipedia.

Yngwie Malmsteen, nascido na Suécia, extravasa no palco toda sua condição de astro do rock, com direito a luzes, fumaças, trejeitos, malabarismos, anéis, pulseiras, crucifixos e até ondulações de sua vasta cabeleira. Lembrou-me a Joelma, da Banda Calypso, jogando os loiros cabelos para trás, tentando "pegar no tranco". Mas vamos ao que interessa, as interpretações desse polêmico virtuose.

Solo acústico



Icarus Dream Fanfare, com a New Japan Philharmonic Orchestra

12 abril 2009

Alexander Vinitsky

Alexander Vinitsky nasceu em Omsk (Rússia), em 1950. Graduou-se na Russian Gnesins Academy of Music nas especialidades violão clássico e composição de jazz. Como todo excelente violonista ele orienta master classes e dá concertos. Seu repertório de concerto abrange suas próprias composições, arranjos de standards de jazz dos compositores Gershwin, Cole Porter, Richard Rodgers e também os sambas de Antonio Carlos Jobim, Luís Bonfá e outros.

Pois é, tem russo no samba. Vinitsky tem uma predileção pelo balanço da música brasileira e suas composições geralmente incorporam os temas da bossa-nova. Como sempre, torna-se difícil escolher um vídeo mostrando sua arte.

Enquanto escrevo estas notas, em meio a outros afazeres, vou ouvindo um conjunto de 19 execuções suas. O link está aqui. A página de Vinitsky é Александр Виницкий e estou passando a versão em inglês. Eu não faria a maldade de remetê-los à versão russa... E, como bônus, vai este link com diversos vídeos do artista.

In Small Cafe (A. Vinitsky)