22 junho 2009

Eduardo Diaz

Geralmente se tem a idéia de que o virtuosi é aquele executante veloz, que faz malabarismos no instrumento. Devemos nos lembrar, no entanto, de que alguns violonistas procuram ser verdadeiros velocistas nas cordas em detrimento da qualidade do som. Executar com qualidade conta pontos para qualquer músico. E por esse motivo é que hoje eu apresento Eduardo Diaz.

Ele executa uma obra que é parte da Suite For Lovers, de Maria Linnemann. O próprio Eduardo diz que é uma das mais belas peças que ele já executou. Eu acompanho o relator.

Mais um detalhe, "irrelevante", ele é meu amigo no You Tube.

04 junho 2009

Galina Vale

A menina Galina Vale toca muito bem. Tem a seu favor uma enorme velocidade e o sentimento que põe no que executa, não aquelas caras e bocas onde ela exagera um pouco, mas uma interpretação onde a qualidade do som é o maior beneficiário. A sua "desinibição" lhe rende alguns comentários negativos dos ouvintes. Alguém disse: "Vocês deviam ver John Williams tocando isso, ou ainda Lie Jie; ambos tocam melhor. Simplesmente porque essa mulher movendo a cabeça e os olhos ao redor não faz o som mais expressivo. Dizem que John Williams é um robot destituído de emoção, mas na verdade ele tem mais expressão em seu dedo mínimo que muita gente em ambas as mãos, incluída essa boneca enfeitada".

Pegou pesado o rapaz. Galina também exagera nos trajes que leva ao palco. Ela executa uma "performance"; inclusive há um video onde ela toca com uma venda negra. Mas é uma excelente violonista.

Galina Vale nasceu na Ucrânia, casou-se com um inglês, também violonista, e foi morar na Inglaterra. Como muitas meninas, Galina começou a se apresentar em concertos muito nova, tendo ganho também numerosos prêmios em competições internacionais de música em diversos países europeus.

Eis a sua interpretação da Valsa n0 3, de Agustin Barrios: