Alexander Vinitsky nasceu em Omsk (Rússia), em 1950. Graduou-se na Russian Gnesins Academy of Music nas especialidades violão clássico e composição de jazz. Como todo excelente violonista ele orienta master classes e dá concertos. Seu repertório de concerto abrange suas próprias composições, arranjos de standards de jazz dos compositores Gershwin, Cole Porter, Richard Rodgers e também os sambas de Antonio Carlos Jobim, Luís Bonfá e outros.
Pois é, tem russo no samba. Vinitsky tem uma predileção pelo balanço da música brasileira e suas composições geralmente incorporam os temas da bossa-nova. Como sempre, torna-se difícil escolher um vídeo mostrando sua arte.
Enquanto escrevo estas notas, em meio a outros afazeres, vou ouvindo um conjunto de 19 execuções suas. O link está aqui. A página de Vinitsky é Александр Виницкий e estou passando a versão em inglês. Eu não faria a maldade de remetê-los à versão russa... E, como bônus, vai este link com diversos vídeos do artista.
In Small Cafe (A. Vinitsky)
8 comentários:
Gosto muito de música instrumental e tenho nos meus favoritos do ytb alguns artistas nacionalis e estrangeiros. Vou procurar saber mais de Alexander.
Luiz, porque está apitando? não entendi! (rs*) Beijus
Não é que o homem é o cara? Muito legal isso meu amigo.
Maiores informações osbre Antonio Rayol, que foi meu bisavô, pode encontrar aqui: http://www.patrimonioslz.com.br/pagina974.htm
Vc toca? Beijo!
Adorei ler e ouvir o Alexander, embora não conheça o trabalho, mas deu para sentir o talento, a sensibilidade, bejos fraternos
E não é que o meu povo é bom também em jazz!!!!! Feliz coincidência, estar você e eu falando das mesmas feras. Eu tenho algumas surpresas reservadas para postar, um grupo bluseiro russo e uma cantora de jazz de origem russa, e que descendência!!!! Ainda esta semana vou apresentar um deles. Falta-me tempo!!!! O meu dia deveria ser de 48 horas.
Beijo grande.
Eu sou um néscio total no quesito música, ainda mais de boa qualidade. Pelo menos alguém pode me mostrar o que se tem por aí e que vale a pena.
Eu não sei qual é a razão metafísica que o desgramado sem mãe do adminastrador da rede não deixa eu abrir certos comentários daqui.
Estou tentando me lembrar de um violonista contemporaneo que toca demais .
E aí, senhor Rayol, o cara é morto ou vivo? Brasileiro ou de outras terras? Clássico ou popular? Bota lá no Twitter que a gente tira uma conclusão.
Eu também estou com uma série de problemas na internet - não consegui validar este blog para o concurso Top Blog. Eles dizem que não inseri o selo, muito embora ele esteja grandão lá em cima. Consegui validar o Borrocando e o Lugar_RSI. Meu procedimento foi o mesmo.
Num site chamado Tynt,que nos diz quais coisas nossas estão sendo copiadas, legal ou ilegalmente, não consigo colocar um script no HTML. Recebo a mensagem: Mensagem de erro em XML: The reference to entity "s" must end with the ';' delimiter.
Se alguém puder ajudar...
Postar um comentário