17 dezembro 2008

Bach e a Música para Violão

Algumas peças de Bach se adaptam perfeitamente ao violão, a única tarefa é definir a digitação e lemos em algum lugar que "a digitação é a alma do negócio, quando falamos em violão. A partir de determinada digitação podemos complicar ou facilitar a execução de um trecho, e também interferir na sonoridade da música".

Frequentemente meus professores marcavam na partitura uma digitação mais amigável. Lia-se no método "A Escola de Tárrega" de Oswaldo Soares, que infelizmente emprestei para um "amigo" que "esqueceu" de mo devolver, que "o professor deve descer quase ao nível do aluno". Minha professora e amiga, a uruguaia Maria Haro, tinha essa sensibilidade. Infelizmente não pude continuar sob sua orientação. Todos meus professores foram altamente competentes mas a Haro está lá no pódio tomando champanhe. Vocês terão a oportunidade de conhecê-la aqui neste espaço.

Algumas peças de Bach, como a Chaconne, para violino, depois de executadas ao violão não deixaram saudade do instrumento para o qual foram originalmente destinadas. E assim outras peças magistrais como a que apresentamos neste artigo.

O executante é John Williams, homônimo do maestro que compôs trilhas para o filme Jurassic Park e outros, de Steven Spielberg, além de Star Wars e Indiana Jones, de George Lucas e também Harry Potter e Superman.

O violonista clássico John Williams, afinal de contas, não era de ferro, e ouvi dizer que criou sua própria banda de rock tomando conta, lógico, da guitarra solo.

Vamos ouvir, a seguir, Prelude from lute suite 4, BWV 1006. Eu não aprendi ainda como deve meu espírito se comportar diante de tão magnífica, superb, como dizem os de língua inglesa, audição; se devo ostentar nos lábios um contido sorriso pela compreensão e reconhecimento do virtuosismo do artista ou se deixo descer pelo canto do olho uma furtiva lágrima tentando compreender por que maravilhosos caminhos a inspiração do autor quis nos conduzir.

Nenhum comentário: