03 dezembro 2011

Tommy Emmanuel

O Romualdo vem aqui todos os sábados, à noite, e durante uma hora apreciamos diversos vídeos de bons violonistas. Muitas vezes de sua ajuda me socorro para tirar dúvidas de teoria musical. Ele é um purista no que diz respeito à execução do instrumento. É crítico quando o músico não esconde o polegar da mão esquerda atrás do braço do violão e gosta da mão direita posicionada perpendicularmente às cordas.

Não, Romualdo não vai gostar do australiano Tommy Emmanuel. O cara toca as quinta e sexta cordas com o dedão da mão esquerda e sua mão direita funciona de diferentes modos, parece uma aranha enlouquecida. Ele também gosta de fazer percussão no tampo e nos bordos do violão, além da perfeita execução de harmônicos e efeitos mil que tira das cordas. No palco ele executa sentado, de repente se levanta, senta de novo, meneia a cabeça ao rítmo da música, fala com a platéia. É um one-man show.

Na Wikipédia encontramos: William Thomas "Tommy" Emmanuel é um guitarrista australiano, conhecido por seu estilo complexo de fingerpicking e o uso de efeitos percussivos no violão. O site do fulano é http://www.tommyemmanuel.com/. Naveguem por sua Bio, Notícias e Vídeos.

Colocarei aqui um vídeo matador. Emmanuel barbariza na música Classical Gas, que eu já conhecia com a orquestra de Percy Faith. Existem diversas versões dessa música no You Tube. Esta foi a primeira que vi e que me encantou:



PS: Apresentei hoje o Tommy Emmanuel ao Romualdo e questionei o modo dele executar. Ouvi a resposta do amigo: "Que importa a forma se a idéia é perfeita?", frase atribuída a Castro Alves. Não consegui comprovar...

3 comentários:

Pedro Empreendedor disse...

muito bom cara!!!
eu tbm ensino violão básico
aprenderviolao1.blogspot.com

Anônimo disse...

Não me restam dúvidas de que o senhor Tommy Emmanuel trate-se dum verdadeiro virtuose.

Lino Cardoso

Luma Rosa disse...

Santa Ignorância a minha!! Algém chamado Tommy Emmanuel me segue no G+. SErá que é o violonista ou será um fake?