31 janeiro 2009

Joe Pass

Joseph Anthony Jacobi Passalaqua (Joe Pass), nasceu no dia 13 de janeiro de 1929, em New Brunswick, New Jersey, e morreu de câncer de fígado aos 23 de maio de 1994. Seu estilo é inconfundível, você sabe que é Joe Pass a uma simples audição, do mesmo modo que não é necessário ser um marchand para reconhecer a autoria de um quadro de Van Gogh sem verificar a assinatura.

Em 1994, Pass disse ao editor da Acoustic Guitar Magazine, Jeffrey Pepper Rodgers, que usar os dedos ao invés de uma palheta era "o melhor e único modo de tocar a guitarra (violão), porque realmente entra-se em contato com o instrumento - você realmente o sente, como o trompetista sente a trompa em sua boca".

Além de desenvolver uma técnica impecável, Pass adotou uma atitude zen direcionada a articular mentalmente a música enquanto toca. "Há que eliminar a própria percepção, porque uma vez que se começa a pensar sobre o que se está fazendo, não se permite que a música tome sua própria forma, contorno e momentum. Você está tentando conduzir a música. A idéia é abandonar a condução da música, e simplesmente permitir que ela flua por si. Algumas vezes estou num intervalo e me sinto muito bem, e a música começa a sair, quando se procede assim. Não estou fazendo a música ir a lugares; ela vai. Não toco a mesma melodia do mesmo modo duas vezes... Nunca sei onde começar, ou onde vou parar".

Satin Doll, jazz standard, composição de Duke Ellington e Billy Strayhorn

Nenhum comentário: