26 janeiro 2009

Ana Vidovic



Paganini compunha peças grandiosas para violino e, imaginem vocês, também para violão. Tinha um parceiro violonista que interpretava com ele os duos violino-violão que compunha. Esse violonista, também italiano, era Luigi Legnani.

Cansado de apenas fazer a parte do acompanhamento ao violão, pediu a Paganini que escrevesse uma peça onde o violão estivesse em primeiro plano. E Paganini compôs a Grande Sonata em Lá Maior, para violão e violino. Paganini não dispensava nem o virtuosismo nem o exibicionismo. A parte do violão ficou maravilhosa e ele, como se diz no popular, deu uma perna de anão no Legnani e ficou com a parte do violão. Coube a Legnani fazer o acompanhamento… ao violino.

Posteriormente foram feitos arranjos somente para violão e a Grande Sonata tornou-se a mais célebre peça de Paganini para o instrumento.

Paganini deixou uma frase célebre: “O violão é o instrumento mais fácil de se tocar mal. E o mais difícil de se tocar bem“.

Existe muita informação a respeito desse "infernal" violinista, inclusive a lenda de que ele teria feito um pacto com o demônio para poder tocar daquela maneira, que as cordas de seu violino seriam confeccionadas com os próprios cabelos do diabo. Vale a pena fazer uma pesquisa na internet a respeito de Niccolò Paganini.

A obra-prima de Paganini, Veitequattro Capricci per violino solo, Op. 1, foi composta entre 1800 e 1810, e é um marco do romantismo. Não somente um exercício de virtuosismo, os caprichos são de uma beleza arrebatadora.

Ana Vidovic é uma das mais jovens virtuosi do mundo. Nascida aos 8 de novembro de 1980, perto de Zagreb, na Croácia, ela começou a estudar violão com a idade de 5 anos. Vocês podem saber muito sobre essa maravilhosa mulher - não há fã que não deixe em seus comentários uma observação capciosa -, no Wikipédia, em sua página ou no My Space.

No Upcoming Performances do seu website vê-se que em meados do próximo fevereiro ela, durante quatro dias, estará se apresentando em Teresina, Piauí. Infelizmente não poderei ir. Contento-me em acompanhá-la no You Tube.

Grande Sonata de Niccolò Paganini

9 comentários:

Anônimo disse...

Mestre Lailo... amo esse mulher! Já escrevi sobre ela no Burning Love também. Veja ela tocando a Cavatina no youtube, é maravilhoso.

Luiz Fernando disse...

olá Ana quanto tempo você levou de estudo para se tornar ASSIM.
Sou seu fã

Anônimo disse...

a Ana Vidovic é muito gostosa e toca muito!

Anônimo disse...

toco violão aproximadamente uns vinte anos,confeço que quando vi essa moça tocar eu me emocionei,continue assim menina,sempre colocando humildade em primeiro plano,vc sempre será agraciada por muitos do mundo inteiro,continue esecutando com amor o dom que Deus ti deu,nada mais nada menos,esse dom veio DELE...realmente voce merece respeito,beijos no seu coração...parabens pelo seu talento linda mulher de DEUs(Marquinhos MT BRASIL)

Anônimo disse...

sou sua fã
muitos parabéns pelo seu excelente trabalho

Anônimo disse...

toco guitarra á tres anos num conservatorio e adoro: neste momento estou a tocar musicas de sexto grau mas sei que mesmo assim nunca chegarei aos seus calcanhares.
muitos parabens

Anônimo disse...

toco la mguitarra hace trs anoñs bueno de clases particulares y un paos por el conservatorio te admiro ana soso maravillosa

Anônimo disse...

hola ana sabes juegas maravillosamente bien la guitarra muy bello

(Valdinei Salvador BA Brasil) disse...

olá Ana vc e uma menina inteligente,
gostei muitos dos seus video, que maravilha ver vc tocando gostaria de conecer pessoalmente.