01 julho 2009

Magdalena Kaltcheva




Kaltcheva é mais uma daquelas meninas precoces que se dedicam ao violão com grande competência e talento. As mulheres violonistas têm no violão um grande aliado que não favorece aos homens. A par de sua técnica elas podem exteriorizar, em suas apresentações, toda a graça e beleza de que são possuidoras. Eu pude observar isso quando assisti a concertos da brasileira Maria Lívia São Marcos.

Magdalena Kaltcheva nasceu em Sofia, Bulgaria, em 1987, onde começou os estudos de violão. Posteriormente estudou na Alemanha na "Fransz Liszt" University of Music em Weimar. Desde o ano de 2000 teve inúmeras master classes com Manuel Barrueco, Pepe Romero, David Russel e outros, inclusive o brasileiro Odair Assad. Na primeira foto ela aparece em aula com o mestre brasileiro e, na segunda, num encontro com Paco de Lucia, uma das lendas vivas do instrumento.



Ela tem poucos videos de exibição. Escolhi a Torre Bermeja, de Isaac Albeniz, cuja execução achei um pouco acelerada. Mas que adianta argumentar? Do mesmo modo que Andrés Segovia, ela dirá que toca assim rápido porque pode!

Sua página na internet apresenta alguns áudios para download. Clique aqui para acessar.

2 comentários:

Maldita Futebol Clube disse...

rapaz, o que me enmternece em seu blog, é a capacidade de adquirir novos conhecimentos musicais e ver músicos do estirpe dessa menina, a qual não conhecia. meu tio é maestro, Roberto ricardo Duarte, ex-reitor da UFF e em suas andanças sempre me traz novidades e aqui me lembro dele. Que sempre diz: Na biulgária a capital é Sófia, escreve-se Sofia e fala-se Sófia... porque sempre falei spfia. Seu post me lembrou a fala dele. Abs, leandro

Luiz Lailo disse...

Leandro, este blog tem sido um campo para a expansão dos meus conhecimentos musicais e nós aprendemos juntos. Estou feliz com isso.

Grande abraço