12 abril 2009

Alexander Vinitsky

Alexander Vinitsky nasceu em Omsk (Rússia), em 1950. Graduou-se na Russian Gnesins Academy of Music nas especialidades violão clássico e composição de jazz. Como todo excelente violonista ele orienta master classes e dá concertos. Seu repertório de concerto abrange suas próprias composições, arranjos de standards de jazz dos compositores Gershwin, Cole Porter, Richard Rodgers e também os sambas de Antonio Carlos Jobim, Luís Bonfá e outros.

Pois é, tem russo no samba. Vinitsky tem uma predileção pelo balanço da música brasileira e suas composições geralmente incorporam os temas da bossa-nova. Como sempre, torna-se difícil escolher um vídeo mostrando sua arte.

Enquanto escrevo estas notas, em meio a outros afazeres, vou ouvindo um conjunto de 19 execuções suas. O link está aqui. A página de Vinitsky é Александр Виницкий e estou passando a versão em inglês. Eu não faria a maldade de remetê-los à versão russa... E, como bônus, vai este link com diversos vídeos do artista.

In Small Cafe (A. Vinitsky)

8 comentários:

Anônimo disse...

Gosto muito de música instrumental e tenho nos meus favoritos do ytb alguns artistas nacionalis e estrangeiros. Vou procurar saber mais de Alexander.
Luiz, porque está apitando? não entendi! (rs*) Beijus

Ricardo Rayol disse...

Não é que o homem é o cara? Muito legal isso meu amigo.

Maiores informações osbre Antonio Rayol, que foi meu bisavô, pode encontrar aqui: http://www.patrimonioslz.com.br/pagina974.htm

Tatiana Carlotti disse...

Vc toca? Beijo!

Cris disse...

Adorei ler e ouvir o Alexander, embora não conheça o trabalho, mas deu para sentir o talento, a sensibilidade, bejos fraternos

mara* disse...

E não é que o meu povo é bom também em jazz!!!!! Feliz coincidência, estar você e eu falando das mesmas feras. Eu tenho algumas surpresas reservadas para postar, um grupo bluseiro russo e uma cantora de jazz de origem russa, e que descendência!!!! Ainda esta semana vou apresentar um deles. Falta-me tempo!!!! O meu dia deveria ser de 48 horas.

Beijo grande.

Ricardo Rayol disse...

Eu sou um néscio total no quesito música, ainda mais de boa qualidade. Pelo menos alguém pode me mostrar o que se tem por aí e que vale a pena.

Ricardo Rayol disse...

Eu não sei qual é a razão metafísica que o desgramado sem mãe do adminastrador da rede não deixa eu abrir certos comentários daqui.

Estou tentando me lembrar de um violonista contemporaneo que toca demais .

Luiz Lailo disse...

E aí, senhor Rayol, o cara é morto ou vivo? Brasileiro ou de outras terras? Clássico ou popular? Bota lá no Twitter que a gente tira uma conclusão.

Eu também estou com uma série de problemas na internet - não consegui validar este blog para o concurso Top Blog. Eles dizem que não inseri o selo, muito embora ele esteja grandão lá em cima. Consegui validar o Borrocando e o Lugar_RSI. Meu procedimento foi o mesmo.

Num site chamado Tynt,que nos diz quais coisas nossas estão sendo copiadas, legal ou ilegalmente, não consigo colocar um script no HTML. Recebo a mensagem: Mensagem de erro em XML: The reference to entity "s" must end with the ';' delimiter.

Se alguém puder ajudar...