02 março 2009

Marcin Dylla

Mais um novo violonista, para mim, claro, eu não o conhecia. Marcin Dylla iniciou seus estudos de violão aos 8 anos de idade. Nasceu em junho de 1976 na cidade de Chorzów, na Polônia. Ele é considerado por muitos críticos musicais e amantes da música como um violonista clássico fora-de-série e ostenta essa posição pelo inigualável número de premios conquistados em competições internacionais.

De 1996 a 2007 foram 19 primeiros lugares em competições internacionais de prestígio, na Europa e nos Estados Unidos. Seu repertório, pelo que pude observar no tópico MUSIC de sua página na Web, não é nada convencional. Há interpretações suas de Johann Kaspar Mertz, Joaquin Rodrigo, Antonio José e Alberto Ginastera.

A peça hoje apresentada foi o cartão de visitas desse músico para mim. Fiquei impressionado por sua beleza e extrema dificuldade. Chama-se Rossiniana n0 1, de Mauro Giuliani, e foi executada no Wawel Royal Castle. O autor do vídeo informa ainda que Marcin Dylla toca em um violão Boguslaw Teryks com um tampo reforçado, um "sandwich top", o que lhe dá um poderoso som. Preço: 7.600 euros, acrescido de IVA.

Rossiniana n0 1, de Mauro Giuliani

Nenhum comentário: